Bio.
Maria Mendes

“Em busca de um som não convencional Maria convidou dos EUA a famosa clarinetista do Jazz internacional Anat Cohen ”

Com referências entusiásticas da crítica especializada que a considera uma das vozes mais promissoras do Jazz europeu, Maria Mendes, a cantora natural da cidade do Porto lança em 2015 o seu segundo álbum de originais.

“Innocentia” é um disco com uma escrita mais pessoal, retrato da nostalgia e inocência de alguns episódios da vida da cantora traduzidos em canções do repertório jazz bem como do repertório erudito clássico.

Em busca de um som não convencional Maria convidou dos EUA a famosa clarinetista do Jazz internacional Anat Cohen.

Ambas compositoras e entusiastas do virtuosismo instrumental jazzístico cantado e tocado, abraçam juntas a nostalgia do legado do Jazz mainstream associando-o ao universo musical erudito Brasileiro com incidência em obras de Hermeto Pascoal, Radamés Gnattali e Heitor Villa Lobos. Estas obras serão estreadas mundialmente e pela primeira vez adaptadas para jazz.

Depois de ver o seu talento reconhecido por Quincy Jones que a elogiou no Festival de Jazz de Montreux –  “Vejo um futuro brilhante e promissor para esta jovem cantora” e de actuar em Nova Iorque no famoso “Blue Note Jazz Club NY”, assinalando assim a estreia de uma cantora portuguesa nesse mítico clube de Jazz, Maria Mendes apresenta o novo disco em Portugal, em Novembro 2015, com concertos no Porto na Casa da Música e em Lisboa no CCB.