O Festival que sempre primou por apresentar a melhor música nas melhores salas estará de volta em 2019 para a sua 10ª edição. O Misty Fest 2019 continua comprometido com uma programação da mais elevada qualidade artística, mantendo a sua exigência ao nível das apresentações, privilegiando, como sempre, a qualidade acústica, o conforto e a descentralização, apresentando, uma vez mais, concertos em salas de excelência de todo o país e cimentando dessa forma um perfil que é absolutamente único no panorama nacional de festivais.
O arranque da programação é feito com o anúncio de três espetáculos que apontam em direções estéticas muito diferentes, mas que têm em comum o facto de apresentarem artistas que têm sabido merecer os mais veementes aplausos da crítica e do público mais exigente.
NITIN SAWHNEY
Beyond Skin Revisited
Finalmente, Nitin Sawhney que regressará a Portugal, mais de 10 anos depois da sua última apresentação, para revisitar um dos maiores clássicos da modernidade britânica, Beyond Skin, obra prima de que em 2019 se assinala o vigésimo aniversário. Aplaudido como um dos mais notáveis compositores britânicos, condecorado pela coroa e distinguido com regularidade pela crítica, Sawhney tem composto muito para o ecrã – é dele, por exemplo, a banda sonora de Mowgli, produção recente com marca Netflix. Neste concerto revisitará um dos mais amados encontros entre a música indiana e a eletrónica, um álbum que marcou uma época e que se prendeu ao futuro, continuando a ser referência até aos dias de hoje.
MARIA DE MEDEIROS & THE LEGENDARY TIGERMAN
24 Mila Baci
24 Mila Baci é o título romântico que designa o novo encontro de The Legendary Tigerman com Maria de Medeiros. Há 10 anos, cruzaram-se em Femina, adoptando o clássico de Nancy Sinatra “These Boots Were Made For Walking”. Agora é numa série de músicas que marcaram a história do cinema, uma arte que diz tanto a ambos os artistas, que o guitarrista-cantor e a actriz-cantora encontram o novo mote para um diálogo íntimo, como uma grande cena de um filme que todos conhecemos de cor, mas de que não conseguimos afastar os olhos. De Nino Rota até onde a imaginação os carregar…
LINA_ RAÜL REFREE
Em estreia absoluta no nosso país, Lina e Raül Refree vão apresentar um disco conjunto que irá, certamente, merecer o mais atento escrutínio dos media, tamanha a sua originalidade. Refree assinou a produção do primeiro álbum de Rosalía e também de trabalhos, de Sílvia Perez Cruz, El Niño de Elche ou Lee Ranaldo, dos Sonic Youth. Na fadista Lina conheceu o seu mais recente desafio, indo ao seu encontro com o seu particular ângulo, partindo para o fado sem o amparo dos cânones do género. O resultado, garante quem já ouviu, poderá ser um dos melhores álbuns nacionais de 2019, um álbum criado por uma dupla improvável cuja química natural motivará uma digressão internacional conjunta que tem já estreia marcada para o La Mar de Musicas, em Cartagena, em Julho, seguindo-se depois outra apresentação em Vigo, no festival Sinsal, ainda no mesmo mês.